quarta-feira, 6 de abril de 2011

Street Fighter EX



Parece que sempre que vou falar de street fighter acabo escrevendo demais, esse artigo ia ser bem simplezinho e só ia falar dos personagens o que gosto no estilo, história e poderes.. bem parece que acabei me empolgando e falando demais de novo =P

Eu sei que essa série é pouco famosa e pouco agradável para a maioria dos fãs, o que é absolutamente entendível já que a grande safra de streeteiros vem do seu jogo mais famoso e clássico o II

Eu não sou tão velho (ido anos 90), me apeguei aos ‘lutadores de rua’ nos anos 2000 e como o console que mandava nessa época já não era mais o Nintendo do SF II e sim o Plastation do SF EX este seria o motivo da minha paixãozinha por esse jogo..

Os fãs mais antigos de street fighter olham torto para esse jogo por ele:

1º Não ser canônico pra história da capcom (apesar que eu consigo encontrar linearidade nele – mais abaixo eu falo nisso, rá quem sabe até a bia chun-li não se convence e coloca nos posts dela sobre a linha de SF =D)

2º Colocar personagens novos para substituir antigos ou deixá-los mais forte que os principais (mas eu não vejo assim, acho até que fizeram um nivelamento bem interessante de rivalidades – como Ryu X Kairi; Ken X Allen; Pullum X Chun-Li..)

3º Terem acrescentados regras novas como o Excel, Guard Break, Meteor Combo... (das quais desta eu só odeio a primeira que é pra deixar o lutador mais rápido, o “gauje” – quebra defesa - e o “máximo” são ótimos =D)

Enfim por ele ter sido produzido pela Arika, como dizem os fãs do II:

É um bom game de luta, mas não é street fighter..

Bom, eles tem uma certa razão nisso, mas jogos de luta em estilo 3D dá um ar de realidade incrível para o jogo, ponto pro EX.. :)

Os pontos 1 e 2 eu falo lá embaixo, quanto ao ponto 3 esses modos são muito bacanas, usar as três barras para atacar com um golpe máximo (muitas vezes fodão ou talvez engraçado) eh animal e te garante uma boa vantagem na luta, ou mesmo usar uma barra para abrir a defesa do inimigo!! – o EX 1 não tinha máximo e o EX 3 o guard break não gasta barra.

Uma coisa que acho o maior barato nos game da saga EX é o sistema de lutas em versus, no EX 2 temos a opção de lutar no modo Extra, aperta start em cima do botão aleatório e os lutadores ficarão vindo em uma sequência diferente, e tem também a opção Team onde podemos formar uma equipe de até cinco lutadores.. Já no EX 3 podemos lutar em parcerias (duplas) e até combinados especiais existem com alguns personagens =D

O EX Também é legal por outras opçõezinhas como os modes Expert, Maniac e Director (que eu nunca entendi bem, mas parece que é pra brincar de filmar uma cena ou algo assim..) já os dois primeiros são para aprender, brincar e se superar ao extremo e chegar ao impossível com os limites e técnicas dos lutadores, coisa de Mestres, Monstros, Malucos e Maníacos Mesmo..

Diga-se de passagem, é tão difícil conseguir completar todos os maníacos (as sequências cabulosas dos personagens) que se criou uma lenda urbana na internet (ao estilo daquela do SFII que a EGM inventou sobre um lutador Sheng Long) diziam que quem conseguisse completar todos os maniacs liberaria o Terry de King of Fighters :P

O Ex também tem uma contagem de vitórias, derrotas, a porcentagem de cada lutador (não sei se os outros jogos tb tem) no desempenho do versus, com isso eu e jota sempre avaliamos os melhores de todos, chun-li é disparada a primeira =D

O que abre mais uma vantagem do EX, essa é a melhor Chun-Li que existe, o jogo dela não é no “trás frente” é no Meia Lua \o/ e ela ainda tem um golpe no comando “piquenique” (soco fraco, soco fraco, frente, chute fraco, soco forte) o “cuminê” que ela faz apertando select no alpha, eh ótimo pra humilhar o adversário matando-o assim (além de habilidade quase ninja pra quem consegue fazer isso matar alguém :O) ah ela também tem um dragão desenhado no seu cinto :)

o único problema dessa chun-li é que ela não ataca a distancia com o kikoko (aí podia ter um trás frente..)

ah eu ia esquecendo, dependendo de como você termine a luta vai aparecer uma animação diferente na tela:

Meteoros cairão em cima do derrotado - vencer com um Super;

Meteoros azuis cairão em cima do derrotado – vencer com Excel;

Um cometa cai no planeta e o explode – vencer com dois supers;

Um Big Bang – vencer com três supers;

O sol engole a terra – vencer com o máximo.


LINHA DO TEMPO

Pra mim esse jogo se passa entre o primeiro da série e o alpha, até porque na época do lançamento do EX o último tinha sido justamente o alpha, por isso as semelhanças que eu direi agora; alias a akira e a capcom disseram que o EX é uma história alternativa que se passa no tempo do alpha, meio que antes quando a shadaloo ainda estava em processo de construção do seu exercíto, vamos para os fatos:

  • Bison baixinho, o que mostra que ele está em seu primeiro corpo ainda, como esse corpo foi destruído no final do alpha significa dizer que este se passa antes;
  • Sakura faz parte do EX 1 e 3 ela é uma estudante, faz mais sentido estar aqui do que no 4 (já que ela não envelheceu pra esse jogo novo);
  • Rolento é citado em uma das histórias dos personagens;
  • Evil Ryu tava começando a aparecer;
  • Ken tem cabelos curtos (já no alpha são longos), ehh, mas ele também era assim no primeiro game (apesar de não ser mais canônico a sua presença lá), de qualquer jeito ele poderia ter deixado crescer..
  • Chun-Li usa a roupa do II e não do alpha, sim, mas eu disse que se passava ANTES do alpha, peraí neh todos sabem que ela ama essa roupa (usa no III, no IV, nas festas e convites da Marvel, SNK..)
  • Guile está querendo vingança pela morte de Charlie.. humm no alpha eh que ele morre e aqui ele já está morto.. o EX foi feito baseado no alpha mas com uma história alternativa e não necessariamente antes, no caso esse seria um pequeno furo temporal, algo que poderia ser consertado aproximando um pouco as datas e tal..
  • No EX 2 sagat derrota ryu.. no alpha isso ainda não tinha acontecido (a tal vingança dele..) outro probleminha aqui anh.. eu estou pesquisando mais a fundo e vendo esses errinhos..

Como o jogo EX baseia a sua história em três torneios o primeiro foi organizado por Bison para recrutar homens para a sua organização do mal que está para surgir, a shadaloo, o segundo foi organizado por Shadow e o terceiro foi novamente organizado por bison, dessa vez realizado em duplas e com o intuito do vilão pegar o shadow por ele ter feito o segundo torneio. Sabe, dá pra fazer um bom fan fic com isso e concertar certos errinhos cronológicos como os dois últimos pontos aqui!!


PERSONAGENS

Agora falarei sobre os personagens do EX, eu antigamente odiava vários deles, mas hoje em dia já me acostumei e aprendi a gostar de todos, eu vou me basear nos personagens do EX 2 porque é o jogo que eu mais jogo:

BLAIR DAME / ALLEN SNAIDER

Esses dois fazem parte do primeiro game da série, como eu falei não joguei muito esse aqui, mas a Blair é amissisima de Pullum Purna (usa um maiôôÔÔ pra lutar uau).. E o Allen é mais um karateca shotokan, enfrentou Ken e luta kickboxing, usa seus golpes na sua língua inglês (shoryuken – dragon punch; hadouken – fireball..), tem o kimono azul!!

DOCTRINE DARK

Seu nome verdadeiro era Holger, esse soldado era subordinado de Guile, foi enviado para uma missão onde a sua unidade de reconhecimento especial tático acabou enfrentando uma unidade rival de Rolento; ouve várias baixas de ambos os lados e do time de Holger só ele escapou, com isso enlouqueceu, mudou de nome e culpou Guile por não treinar bem seus homens por só ficar pensando no Charlie.. Ele é todo paranóico e seu estilo de luta é de matar (haha), usa facas presas no pulso, bombas e cordas.. ele é muito estiloso e parece um terrorista (o favorito de jota), usa máscara e um colete, no colete tem um desenho de um escorpião dentro de uma shuryken, ou alguma coisa parecida com isso.

DARUN MISTER

Esse é o rival de Zangief, luta no mesmo estilo dele agarrando e saltando com pilões giratórios, ele tem uma técnica peculiar que é abafar algum golpe com o peitoral, ele defende quase tudo com isso; no EX 3 o seu máximo pode matar o oponente de primeira (tira toda a vida), o golpe se chama G.O.D – ah ele foi criado inspirado em um lutador de verdade!!

CRACKER JACK

Esse é um dos que tem o estilo mais legal, ele é um pugilista de rua (nem luva de boxe usa), veste um terno a lá os gagsters e sua arma é um bastão de beisebol (que rebate até hadoukens); Jack é guarda costas de Blair no primeiro jogo, ele tem o golpe de balrog (Finish, segurando um botão por uns 30 seg) – na sua animação no EX 1 ele derruba um trem só com o soco e o seu máximo no 2 é dar uma bastãozada no oponente e o lançar pelo espaço, hehe onda demais..

SKULLOMANIA

Seu verdadeiro nome é Saburo Nishikoyama, ele é um empresário de terceira categoria que trabalha pra sustentar a esposa e filhos, ele se fantasiou de caveira uma vez a pedido da empresa e decidiu então se tornar um super herói.. eh meio estranho mas eh curioso, seus melhores golpes são o carrinho e a voadora de cabeça, mas o mais divertido é o golpe naquele comando de akuma (soco fraco, soco fraco, frente, chute fraco, soco forte) que se chama Skullo Dreams mas apelidamos de piquenique porque em um momento da nuvem de poeira eles comem juntos, já falei sobre isso antes, vejam aqui.

VULCANO ROSSO

Esse personagem eu não gostava antigamente, veja ele tem um nome até legal, vulcano, mas além do seu jogo ser esquisito ele é todo metrossexual.. Mas depois fui me acalmando e até gostando dele, tudo bem que podia ser melhor, sei lá porque colocaram esse jeitão nele, apesar que até que não eh tão mal as roupas retalhadas e o cabelo a lá Elvis Presley (aqui pelo menos só é um, e a snk que tem quase todos); ele tem um estilo de luta bem violento com pisões na cabeça, socos na boca do estomago, voadoras, contra-ataques, sequências fodonas além de poder emanar rajadas de energia.. ah ele quer vingança porque sua namorada foi morta pela shadaloo, ele não é tão ruim agora neh..

AREA

Outra que eu odiava antigamente achava ela idiota, fraca e feia, e apesar de sua história ainda ser meio idiota (quando os instrumentos mecânicos do pai não vendem ela os modifica e sua em combates, WHAT?!?) não a acho mais fraca nem feia, como o falou nesse artigo das Gatas de SF que a Area é bonita no seu jeitinho nerd de ser, além de ser loirinha (e até usar óculos) e isso me conquista cada vez mais. Seria mil vezes melhor que o seu braço mecânico (que mais se parece uma invenção do Dexter – como disse o mestre amer) fosse um canhão.. mas ainda sim é legal, ele rebate projeteis, no EX 3 ele absorve hadoukes para atirar qualquer hora, voa, atira rajadas elétricas e até atropela o oponente no seu Maximo. No EX 2 os especialistas dizem que ela é a personagem mais poderosa do jogo se você conseguir usar todo o seu potencial.. – she is super sayajin ô,õ??

SHARON

Sharon é uma ruivinha que tem uma rosa tatuada no tórax, ela vive uma vida dupla como freira que cuida de crianças órfãs em um mosteiro e agente de classe A; ela carrega armas com ela mas raramente usa por querer uma luta justa, ela tem uma pistola e um rifle. No game é preciso ter duas barras de energia para usar o tiro do revolver e 3 (o máximo) para usar a M16..

HOKUTO

Hokuto é uma personagem bem importante para este jogo porque ela é irmã de kairi, ela é uma mestra nas artes marciais e quando completou 17 anos descobriu que tinha um irmão, ela foi atrás dele mas a presença de kairi ativou nela o Seal of Blood tornando-a uma assassina que queria matar kairi, o seu clã misukami colocou esse selo nela para garantir a eliminação do monstro kairi; o estilo de luta dela é meio complicado (jota gosta) é cheio de contra-ataques e esquivas.. ela tem vários supers, tem uma flexa de energia, um ataque com leques, um assassino (aquele comando de akuma) onde enfia a mão na barriga do oponente e seu máximo é um ataque com uma lança gigante.

NANASE

Irmã mais nova de Hokuto, quando a irmã mais velha foi embora deu o título de seiden para ela, mais tarde Nanase descobriu que ela tinha ido atrás do irmão mais velho kairi e foi atrás dos dois pra não deixá-los morrer. É uma gatinha de saia que ataca com um bastão que pode crescer, o seu máximo é uma loucura só, com o comando do piquinique (lembrem-se aquele soco fraco, soco fraco, frente, chute fraco, soco forte) ela voa até a estratosfera como a supergirl e vem golpear assim o inimigo.

PULLUM PURNA

Ahhh a minha favorita, ela é filha de um multimilionário árabe que decidiu conhecer o mundo com o seu guarda costas darun e após acontecer problemas com seu avô e seu pai por causa da shadaloo ela vai atrás deles; sua roupa é parecida com uma odalisca ou gênia da lâmpada e ela ataca com os pés como cammy e chun-li (até um chute shoryuken ela tem), tem até o super chute furacão de ryu, e golpes simplezinhos pra humilhar como um pula cela e um coice =P no seu máximo ela bate um pandeiro e faz o oponente dançar como ela (os dois ficam girando com a mão na cintura) hahay! Hohoho fazer os brutamontes rodar assim fica tão gay!

GARUDA

Garuda é uma entidade misteriosa de origem desconhecida, dissem que tinha sido criado pela acumulação de todas as energias negativas sentida por todos os seres vivos: o ódio, decepção, raiva, inveja, traição. Dissem também que a forma de Garuda é depende do seu desafiante e da força dele, quanto mais forte mais poderoso Garuda ficará. Dizem também que Garuda é a personificação do Dark Hadou, o lado negro de akuma e evil ryu, ele é um samurai caveira que ataca com espinhos gigantes por todas as partes do corpo, ele tem um super que atira fantasmas sobre o oponente e o seu máximo é uma sequência com uma espada.

KAIRI

Irmão de Hokuto, kairi mudou de um lutador de roupas azuis e cabelos pretos no 1 para um cara todo cicatrizado, enlouquecido, com olhos flamejantes e com cabelos brancos no 2.. eh a manifestação do poder sombrio dele, ele perdeu a memória quando lutava com o pai no passado e saiu vagando por aí, Kairi pensa que a única maneira de recuperar suas memórias era seguir o caminho da Shura e luta, substituindo as suas memórias perdidas com a natureza de um demônio. Seu estilo de luta é meio complicado, ele tem um tipo de hadouken só que só pega em um ponto da tela (não sai voando), tem uns chutes aéreos meio tronxos e seus super são cabais (tem um que ele levanta o inimigo no ar, golpeia com uma só mão e derruba com os dois braços juntos), os agarrões são enlouquecidos, em um ele pula e agarra o pescoço do oponente com os pés e sai girando (feito ken) e no outro ele agarra a pessoa nos peitos e fica batendo no chão e gritando.. ele tem dois máximos uma rajada de energia fuminante (que tb tira suas vidas) e um assasino.. o jogo dele pode ser meio complicado pra se aprender mas quando se pega o jogo é díficil alguém vencer – ah quando ele tem três barras as suas mãos pegam fogo e seu dano aumenta (e ele pode estourar projeteis assim..) :O3

SHADOW GEIST

Vive em um país ditatório onde sua mulher (e filha?) foram mortas, por isso procura vingança e usa esse traje cibernetico.. antigamente os meninos sempre pensaram que ele era o irmão, mestre, pai de skullo (ou até mesmo o skullo disfaraçado) por terem técnicas semelhantes, mas aparentemente a unica ligação deles é que são rivais (heróis rivais eu suponho, um vigilante e um autruista).. o shadow tem muitos golpes, ele produz uma onda de sombras, cria um campo de forças negro, tem um piquinique estilo o de skullo só que mais violento, ele tem um super onde o oponente e ele lutam espadas no ar... ah a gente pode fazê-lo rir durante a luta, e o seu máximo desintegra o oponente, se morrer nem aparece mais na tela.. engraçado eh a irônia dele usar um sol no peito.

HAYATE

É filho de um herói lendário que selou a besta do Orochi, quando Orochi escapa de sua prisão e seqüestra a moça santuário local, Hayate mata o demônio como seu pai fez antes dele. Hayate ea menina, em seguida, tornar-se divindades novo guardião da aldeia. WHAAAAAAAAAAATTTTTTTTTTT????????????? Eu não tenho a menor idéia do que isso quer dizer, a história que eu conhecia era que ele era namorado de hokuto e morria contra kairi.. mas agora isso?? enfim, ele é um espadachim e é muito legal a meneira que ele luta, tem contra-ataques, rodadas sem a menor concessão da física, estora projeteis, gira como um helicoptero.. o bacana eh que sua espada deixa um faixo de luz quando se movimenta.. mas acho que isso é só pra mostrar o movimento mesmo.

BISON II

Só pra fazer uma rápida menção, bison quer encarar kairi mas garuda o tira da luta porque ele também quer o kairi, então bison ataca garuda que joga os seus fantasmas nele, mas em vez de bison sofrer prejuízos ele ganha lucros e fica mais forte; os espíritos e o psico power o tornaram um monstro.. ele tem a roupa branca e a sua arena de luta fica a mesma de quando fazem o máximo (várias luzes num fundo preto), ele tem barras infinitas, tem várias sequências de lutas três bolas gigantes de energia, a vermelha, verde e azul que são duas.. eh necessário perfects para enfrenta-lo na moral, mas vocês podem liberá-lo com um código simples no menu principal, se não me engando é só apertar start 13 vezes em Bonus, 4 vezes em director e mais 13 em bonus de novo..

Bem, até onde eu sei a Arika e a Capcom nunca mais se deram bem, fazendo com que os personagens ficassem inativos por qualquer uma das duas empresas, foi tipo como o que aconteceu entre Marvel e Warner sobre X-men evolution; teria que ser em conjuto uma continuação (EX 4), como é mais fácil driblar isso vez por outra a arika coloca algum personagem muito parecido desses em algum jogo ou a capcom cria alguém inspirado, como foi o caso agora no SF IV que criaram alguém parecido com Darun.


Namárië

4 comentários:

  1. esse é um bom jogo de luta! mais não é street fighter!sinceramente os clássicos do nintendo seduzem bem mais que esse!
    Mais os personagens são todos muito bons, pena a Capcom exclui-los da história da série!!!
    Imaginei o D. Dark no estilo SF3, seria loko!

    ResponderExcluir
  2. o Principal problema é que esse 3D ficou obsoleto rápido, o visual já era ruim na época.

    Mas bola fora a Capcon descartar esses personagens, se bem que ela descarta o Rivals Schools tb

    ResponderExcluir
  3. Como adivinhou que pretendo fazer uma postagem sobre SF EX???? xDDDD Vai demorar um pouquinho, mas irei fazer e tentarei explicar a história!^^

    ResponderExcluir
  4. ai dou todo apoia bia... sempre sou fã de SF ex

    ResponderExcluir