sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Morte na Cultura Pop (e seus amigos)



saudações para os amantes de uma sexta-feira 13,
nós do mach blog não temos muito costume de comemorar datas como o dia das mães nem dos pais, mas estanhamente já comemoramos o dia dos mortos (dia de finados) tanto eu como o vampiro arikado (apesar de não sermos góticos, macumbeiros nem vampiros de verdade) e hoje farei um artigo especial para esta sexta-feira 13..

e vou narrar o porque de querer escrever isso, estava na casa do arikado jogando xadrez (que é o jogo dos intelectuais mas mesmo assim ele conseguiu empatar comigo dois a dois hehe) quando voltava pra casa na minha bike pegasus esperei o sinal ficar vermelho e na hora de atravessar vem um malucoviadofilhodaputa a toda velocidade buzinando pra eu sair da frente (claro como se o errado fosse eu ¬¬') na hora os meus poucos reflexos de goleiro me fizeram pular pra frente machucando um pouco a minha perna me fazendo sentir mais homem pela escapada e percebendo logo em seguida que isso não foi tão foda assim já que a minha bicicleta aparentemente não saiu do lugar e não foi atingida pelo malucoviadofilhodaputa.. bem, aí alguns motoqueiros ficaram dizendo que era pra eu ir denunciar pra polícia e que uma pessoa tinha sido atropelada ainda a pouco (ahh eu moro no interior então não eh tão comum assim pessoas serem atropeladas como deve ser na cidade selvagem de alguns de vocês) e depois o motoqueiro disse.. eh, sexta-feira 13..

então pensei no blog, pensei em artigos, pensei em como arikado (meu rival) tem mais postagens no meu próprio blog e lembrei de uma coisa que já senti vontade de escrever tempos atrás (e eu acho incrível como eu sempre consigo caprixar mais na droga da introdução do que no corpo do texto ¬¬') e a idéia era mais ou menos fazer os melhores amigos da morte, da personagem, enfim, vamos ver quem são..

DEATH & Peter Griffin (Family Guy)



São tão amigos que uma vez peter teve uma experiência de quase morte e descobre com ela (ele aliás, lá nos eua morte não tem sentido feminino como aqui) que pode perder seu casamento e ele (a morte - estranho falar no feminino/masculino - parece até que a morte eh um travesti..) ajuda peter lançando ao passado pra resolver seu pró (manda-o várias vezes porque peter eh um imbecil..) enquanto como um bom camarada o senhor griffin arranja uma garota pra morte sair, tá bom que ele não gostou muito dela e a matou, mas neh..

DONA MORTE & Penadinho (Turma da Mônica)



Aqui sim a morte eh uma dama, na verdade eu não sei quem seria o melhor amigo da morte mas como penadinho eh o principal.. a morte aqui passa o dia inteiro (e a noite as vezes) atrás das pessoas que estão para morrer, ela tem sua listinha (death note >:D) e não os empala com sua foice, apenas dá um toquezinho de leve com a parte de trás do bastão (claro eh coisa pra criança isso aqui..), curioso uma vez vi uma historinha de um dublê, o cara nunca morria nas cenas perigosas de ação, a resposta, a dona morte não deixava (ele dividia o salário com ela) hehe esse sim eh amigão dela..

PURO OSSO & Billy e Mandy (As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy)



O caso aqui não eh tão de amigo assim, tá mais pra escravo e mestres, o ceifador sinistro ia buscar a alma do hamster de Billy mas é desafiado por Mandy para um jogo de limbo, se puro osso ganhase levaria a alma do bicho e se perdesse iria deixar o hamster vivo e ainda se tornaria amigo deles pra sempre.. hehe se fudeu, tem um episódio que mostra eles no futuro, lá a mandy consegue virar uma minhocona gigante (e imortal porque tem vários corações) e o billy eh eternamente clonado porque eh desastrado e morre direto - de modo que o puro osso estava fadado a viver com as crianças para sempre hehehe, tá vendo foi apostar (sem ter certeza que ia ganhar) tomou lá..

MORTE & Sandman (de Neil Gaiman - Vertigo)



Na verdade eu nunca tinha ouvido falar dela antes, mas eh tão interessante a idéia.. essa menina eh a personificação da morte mesmo (personificação, que os deuses gregos faziam muito, hélio personificação dos ventos, gaia da terra, urano do céu.. ou seja eles são isso..) e a morte tem mais seis irmãos, eles são chamados de perpétuos, são eles, Destino, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio (no original eh tudo com a letra D - Destiny, Death, Dream, Destruction, Desire, Despair, Delirium).. sandman eh um dos apelidos de sonho que eh o principal.. ouww que coisa.. enfim, a morte aqui está fadada a ser o último ser a existir e a cada 100 anos ela experimenta um dia como mortal ao fim do qual ela morre, para ter melhor compreensão da sua missão.

DEATH & Dracula (Castlevania)



gosto dessa comparação, não sei mas se não me engano um dos dois já disse que são grandes amigos sim.. na verdade quando pensei neste artigo pensei primeiramente nesses dois, tenho a impressão dela (dele, a morte aqui eh macho de novo) ter dito a alucard no sinfonia da noite do ps1 que ele eh amigo do pai de aluca.. arikado me disse, ele sabe bem dessas coisas.. e o mais curioso aparentemente a morte eh o único (ou um dos únicos) personagem que aparece em todos os jogos (até no judgment que eh de luta ele tá lá..), acho que eh mesmo o único já que nem mesmo drácula aparece no lament of innocence, e na boa, fica até uma boa explicação pra Dracula sempre voltar.. hehe massa eh o cara matar a morte heim



e olha que cabuloso, estava eu pesquisando por aí com a mamãe wiki (já tinha todos esses personagens na cabeça, a única que não conhecia foi a da vertigo..) e recebi essa dica de vídeo que tem um CAVALEIRO enfrentando a MORTE num jogo de XADREZ (que se vc leu a intro percebeu que foi onde tudo começou..) numa praia :O






Essa visão do ceifador é ocidental devido uma passagem biblica, no japão essa imagem da morte eh ligada aos Shinigamis, eles quem conduzem as almas para o lugar delas.. e como a cultura pop do japão eh expressa pelos animes e mangas vários deles tratam desses seres curiosos, os mais famosos são:

Yuyu Hakusho (Botaaaannnn - aqui elas são bonitonas e voam em remos ^^)
Bleach (aqui eles são fodas e usam espadas :O)
Death Note (aqui eles são estranhos e usam cadernos.. ¬¬')

e por aí vai..

tem soul eater, murder princess, hellsing e até em pokémon tem um (nesses pokémons doidos de agora que são os criadores do mundo e os deuses de lá - vc captura deuses e os usam em richas e eu achava kratos exagerado matando deuses..) eh a cultura pop abrangendo todas as situações!!

Feliz sexta-feira 13 pra quem curte aí
pra despedida, uma shinigami loira dessa vez..

4 comentários:

  1. hehe bela postagem max e mais numa sexta-feira 13 de agosto...mais azar no brasil só se tive-se um gato preto no caminho
    e sim morte e dracula são amigos tanto que lutam juntos no castlevania portait of ruin com direito ate a fusão /o\
    e não sabia que a morte e sandman eram irmãos pois é vivendo e aprendendo...e lembre-se NÃO CONHECI O OUTRO MUNDO POR QUERER

    ResponderExcluir
  2. Não leu Sandman?

    Morra infiel!!!


    E eu achando que tinha feito um post na pressa XD

    ResponderExcluir
  3. ehh.. quadrinhos eh com o lance mesmo,
    me pergunto se ele gosta dos brasileiros
    turma da mônica, combo rangers, holy avengers..

    post na pressa..
    e eh porque passei a madrugada fazendo ¬¬'

    ResponderExcluir
  4. francamente eu tento insentivar o mercado nacional...


    O mercado que dificulta isso.

    ResponderExcluir