sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resident evil jogos parte um (era classica)




 
 Yo leitores do mach blog como vão hj farei um review da era clássica do resident evil do 1 ao 3 do Playstation contando um resumo da historia(spoilers) a jogabilidade e minha opinião quanto ao jogo, chega de papo e entrem nesse pesadelo da sobrevivência comigo.


Resident evil (playstation)
 
Misteriosos assassinatos estão ocorrendo nos arredores de raccon city, as vitimas foram aparentemente comidas, os S.T.A.R.S (Special Tactics And Rescue Squad, em português Esquadrão de Resgate e Táticas Especiais.)foram  incumbidos de investigar, bravo team(time bravo ou B do alfabeto militar) foi primeiro...após  perderem o contato com o bravo team,o alfa team(time alfa ou o A do alfabeto militar) foi mandado para resgatar o bravo, mas chegando lá eles são atacados por uma matilha de cachorros zumbis e são obrigados a se refugiar numa mansão, aparentemente vazia , mas logo descobrem que a mansão esta cheia de zumbis, depois de explora muito a mansão eles descobrem que ela na verdade uma faixada para o laboratório secreto da umbrela, que estava criando armas biológicas a partir de um vírus chamado t-virus, wesker seu capitão era na verdade um em espião da umbrela colocado na policia para  vigiar os S.T.A.R.S, mas ele aproveitou a oportunidade para roubar a arma suprema da umbrela o tyrany que o matou em seguida chris, jill, barry e rebecca conseguem matar o tyrant e escapar da mansão ,mas ela se auto destrói levando todas as provas juntas.
O primeiro resident é um dos residentes que eu mais gosto, além da nostalgia, tem uma ótima historia, uma empresa farmacêutica do mal que pretende criar armas biológicas com um vírus mortal para ganhar dinheiro no mercado negro? damn this is cool e ao mesmo tempo assustador afinal apesar de não  haver vírus-zumbis o risco de uma empresa criar um vírus que destrua a raça humana é bem possível.
Os personagens do jogo são bem carismáticos, jill e chris são realmente legais, e mesmo os coadjuvantes eram legais, serio não ser capaz de salvar o Richard sempre me deixou um pouco frustrado, correr metade da mansão pra pegar o antidoto do veneno só pra  ver o cara morrer é uma puta sacanagem, por outro lado isso significa que cada morte do esquadrão realmente tem algum impacto, não apenas o modo grotesco que eles morriam(como forrest que foi comido pelos corvos)mas aquela sensação de que horrores se escondem nessa mansão? Será que vou morrer ao abrir a próxima porta?  Há boms tempos...
A jogabilidade é a clássica, a câmera é mostrada de vários ângulos dando aquela sensação  cinematográfica ou que estamos assistidos por varias câmeras de segurança, os enigmas eram desafiadores e bem legais e a capcom deu uma boa explicação para eles existirem, Spencer um dos fundadores da umbrela e dono da mansão adorava enigmas e resolveu coloca-los lá para caso ouve-se invasores ,eles não conseguissem sair de lar vivos, atirar não era fácil já que na primeira versão(q eu tiver o prazer de jogar)não tinha mira automática então acertar o zumbi com o revolver era um tanto chato já que algumas vezes os ângulos não ajudava,por outro isso era facilmente resolvido com a 12 ou o lança granada, claro quando vinha um bicho mais rápido como os cachorros e hunters  era acertar ou morrer...eram tempos mais difíceis aqueles...a mansão era um cenário ao mesmo tempo impressionante e assustador, tinha salas bonitas cheias de quadros e moveis  ao mesmo tempo havia salas vazias e sem manutenção q dava a sensação deque a mansão estava abandonada a algum tempo , juntando isso com o isolamento geográfico formava o cenário perfeito para o jogo.
Os monstros o que disser deles? Eles cumpriram sua missão eram ao mesmo tempo assustadores e legais,os zumbis pareciam estar lá a meses, os cachorros eram rápidos, e os hunters...damn os hunters me assustavam(assustam)pra caramba digo um réptil bípede que poder arrancar minha cabeça mais rápido que eu posso disser: “PQP O QUE DIABOS É AQUILO!” é assustador pacas, os chefes eram bem legais ,e o ultimo tyrant ficou bem sinistro, apesar de nunca ter entendido o pq do coração esta para fora, digo não seria um ponto fraco são seria só atira no coração exposto da criatura para mata-lo?
Tirando a mira problemática, que foi tirada na versão diretor’s cut é basicamente um dos melhores residentes aqui as duas aberturas



Resident evil 2
2 meses se passaram deste o acidente na mansão Spencer, Claire redfield irmã de chris esta preocupada com ele já que ele não manda  noticias a algum tempo e vai para raccon city falar com ele, leon s kennedy  esta indo para raccon city para trabalhar como policial, guando os dois chegam na cidade, parece esta aparentemente deserta ,ate que os primeiros zumbis surgem e forçam eles a fugir, Claire encontra com leon e ambos decidem ir para o departamento de policia juntos ,mas se separam no meio do caminho, chegando lá eles descobrem que os S.T.A.R.S  Tinham avisados a todos sobre a umbrela  e seus experimentos mais ninguém acreditou neles, os S.T.A.R.S  decidiram então  investigar sozinhos, e ninguém sabe onde eles estavam, Claire e leon encontram outros sobreviventes, sherry e ada respectivamente ,com a ajuda deles eles descobrem um laboratório subterrâneo da umbrela embaixo da delegacia de policia e que chefe irons era pago para ignorar suas ações, após muita luta eles chegam ao laboratório e descobrem q william é a causa da epidemia em raccon city, william ia fugir com o g-virus mas a umbrela descobriu e mandou um esquadrão retirar o vírus de william, gravemente ferido pelos soldados ele decide usar a amostra que tinha em mãos ,virando um monstro gigantesco ele mata o esquadrão liberando o g-virus no processo, william também estava atrás de sua filha e a contamina, claire percebendo isso pede a mãe de sherry o antidoto mas a mãe não acreditou que william varia isso, logo quando encontra com ele ela perceber tarde demais  que as mutações tornaram seu marido mais monstro que homem ,quase morta ela entrega a receita de como fazer o anti-virus a claire, que basicamente só tinha que reunir os ingredientes e deixar as maquinas do laboratório fazerem seu trabalho, leon descobre que mr:x é um dos b.o.w da umbrela e esta atrás do g-virus que ada havia interceptado de sherry que levava numa lembrança dos pais,mr:x agarra ada mas ada atira em seus olhos e ele cai no núcleo do lab, ada gravemente ferida morre nos braços de leon mas não há tempo para lamenta pois o laboratório vai se autodestruir ,claire se comunica com leon e pede que ele leve sherry para o trem, leon faz isso quando chega no trem ele ainda tem que ser acionar o portão de saída , quando ele ia fazer isso mr.x ressurge e ataca leon, logo leon descobre que suas armas não podem para-lo é quano aparece uma silhueta familiar e jogar um lança misses que ele usa para matar o monstro, enquanto isso claire indo para o trem é obrigada a luta contra william que esta tão mudado que nem parece que já foi humano, após uma luta feroz ela consegue “mata-lo”  e vai para o trem chegando lá administra o antidoto e aciona o trem, quando leon chega  o trem esta quase partindo mas ele consegue entra,com o trem em movimento tudo parecia bem, mas william mais uma vez sofre mutação se tornando uma coisa indescritível e tenta mata-los mais uma vez, sherry,claire e leon conseguem parar o trem e fugir a tempo   deixando william ser destruído pela explosão do laboratório.














Uau esse resumo foi bem grande, mas vejam bem o jogo é bem grande, o legal desse resident é que ele tinha 2 cds um para claire e um para leon  vc  tinha que zerar com um para então   zerar com o outro, vendo assim o final completo , o que foi muito legal na época, apesar da interação ser pouca em comparação aos jogos de hoje, digo algumas rotas exclusivas para leon e claire mas mesmo assim foi bem legal

.
 A jogabilidade foi aperfeiçoada e os gráficos também, o designe dos monstros ficou bem legal principalmente william que ficou bem loucão, o g-virus uma variação do t-virus muito mais instável e sucessível a mutação algo que foi perfeitamente mostrado com os monstros, como william e os lickers  que estavam em constante mutação. O caos na cidade também ficou muito legal as ruas cheias de acidentes, pessoas sendo comidas, e quando se chega a delegacia e pensa finalmente um lugar mais seguro, vc só encontrar mais criaturas ...é desesperador, realmente uma continuação digna de resident evil.

Os personagens leon e claire introduzidos nesse jogo são bem carismáticos ,apesar de nunca ter entendido por que o uniforme de leon é tão diferente dos demais policiais, as mortes de coadjuvantes em  re2 são poucas se comparadas ao antecessor  mas igualmente trágicas, ter que matar o policial que te ajudou no inicio do jogo(ele virou um zumbi) ou ver Annette ser morta por seu marido william(já sem consciência dos seus atos)de certa forma torna o jogo  mais pesado , também temos o personagem secreto mais legal da franquia o hunk (mr:death no original)ele é o soldado fodão da umbrela mandado em varias missões suicidas e sempre sendo o único a retornar ,apesar de nunca de te ganhado um jogo próprio(por que capcom pooooorque???).

 apesar de re 2 acabar sem da algumas respostas como o que aconteceu com  raccon city? Cadê S.T.A.R.S ? não se preocupe tudo será respondido no próximo jogo.


Resident evil 3 nemesis / biohazard 3 last escape
 
2 meses apos os acontecimentos na mansão Spencer,os S.T.A.R.S  decidiram acabar com a umbrela com as próprias mãos, chris viajou para europa para investigar, barry saiu da cidade para proteger a família ,Brad e jill ficaram na cidade, e rebeca ate hj me pergunto o que aconteceu com ela(se bem que ninguém se importa com ela ¬¬), bem jill estava na cidade quando estourou a epidemia, sabendo que não havia como para-la ela decidiu fugir da cidade mas falar é mais fácil que fazer, na delegacia jill encontra brad apenas para vê-lo ser morto por nemesis B.O.W experimental da umbrela que foi enviado para destruir os S.T.A.R.S , após sair da delegacia e chegar num restaurante jill encontrar um mercenário da UBCS carlos oliveira(que alguns fã acreditam ser brasileiro por ele dizer que vem da américa do sul, mas a capcom nunca afirmou nada...) ela se junta a carlos e o resto dos mercenários, nicolai e Mikhail, após muita luta eles conseguem chegar ao ponto de evacuação torre do relógio, mas não sem sacrifícios, Mikhail se explode na esperança de levar nemesis junto, após ativar a o torre que envia sinal ao helicóptero de resgate,nemesis derruba o helicóptero e infecta jill com o t-virus,mas é derrotado com ajuda de carlos,ele então vai ao hospital e descobre que a uma vacina experimental  e a usa em jill, após muita luta ele acabam chegando a fabrica de tratamento de agua onde deveria haver um helicóptero de emergência(da umbrela),mas nicolai chega primeiro e foge, após lutar contra nemesis, carlos informa que no radio transmissor havia alguém procurando resgatar jill,eles então correm para o heliporto,mas não sem antes lutar contra nemesis pela ultima vez, jill atingir nemesis com um canhão lazer(ou sônico,q a umbrela colocou lá para testes),eles sobem no helicóptero pilotado por ninguém menos que barry que voltou para resgatar a companheira, a tempo de verem a cidade ser consumida pelo míssil termonuclear.

Re 3 é um dos meus residentes favoritos , a historia, os personagens, era a ultima vez que veríamos raccon city(num jogo oficial) a abertura que sinceramente foi uma das mais legais.
 Aki veja

Na jogabilidade foram adicionadas varias coisas, algumas deram muito certo, como os barris explosivos usados deste então, algumas foram interessantes como os vários tipos de pólvora que eu gostava muito, e outras deram errado o sistema de desvia que era horrível, digo ate salvava sua pele, mas era tão difícil usar que era muito melhor simplesmente atira em tudo que se movia, também havia o sistema de escolha que podia facilitar sua vida ou dificulta-la, por exemplo, tem um momento em que vc pode escolher entre eletrocutar os zumbis ou fugir, se vc fugir poder perder o lança granadas ou a Magnum (pq é aleatório qual vai ser)... A menos que tenha munição suficiente para matar os zumbis.


Outro diferencial foi o monstro nemesis, que perseguia jill do inicio ao fim do jogo e diabos ele me assustava pra cacete, digo um monstro de mais de 2 metros que tinha um lança misseis e corria mas que o usain bolt  é assustador pra caralho, na primeira vez que eu zerei eu simplesmente corri todas as vezes que via ele e diabos ele chato ,digo mr:x vc passava uma porta pronto escapou, nemesis não, ele ia atrás de através do cenário parecia que não desistia nunca. Alias vc tinha que derruba-lo duas vezes... E às vezes mesmo assim ele continuava a te perseguir, e diabos ele era durão, vc pode explodi-lo, eletrocuta-lo, joga-lo de grandes alturas, jogar acido nele e depois atira-lo numa piscina cheia de químicos e atirar nele com um canhão lazer e mesmo assim ele continuara a persegui-lo, dizem que brasileiros não desistem nunca, eu digo NEMESIS É QUE NÃO DESISTE NUNCA, diabos o cara foi explodido por um canhão lazer e virou uma bola de carne disforme fumegante e ainda assim continuou a perseguir a jill... Diabos não é a toa que a versão americana tem o nome dele na capa!
 
Os personagens são bem legais, às vezes no inicio vc ver uma pré-adolescente correndo se vc  segui-la vai encontra-la morta , o que nos da uma impressão que não há escapatória e assim como fiquei altamente frustrado, digo não ser capaz de salvar ninguém que cruel capcom! jill volta com tudo nessa sequencia, na mansão ela era legal, mais em raccon city jill provou que podia sobreviver a tudo e mais um pouco,  Carlos(que basicamente é o ajudante oficial da jill) é um mercenário supreendentemente legal ,demorou um pouco, mas após jogar com ele no hospital ele mostrou que honra as calças que usa, good job man! A umbrela finalmente mostra suas garras, ela manda os mercenários numa falsa missão de resgate, apenas alguns escolhidos sabem a verdadeira missão, coletar dados dos b.o.ws e o dano que o g-virus pode causar, nicholai é um deles e começou a eliminar os outros para ficar com toda a informação e cobrar mais  a umbrela(tão sacana quanto wesker, me surpreenda é o fato dele ter saído vivo oficialmente, serio eu sempre achei que ele morria).
 
Os extras do re3 merecem destaque, além do modo mercenários (no qual vc jogava com os 3 mercenários do jogo)também tinha 8 epílogos, mostrando o que aconteceu com os personagens, eles eram Jill, Chis, Claire, Leon, Barry, Hunk, Ada e Sherry...(rebecca não ganhou epilogo o que prova que ninguém na capcom liga pra ela, nicholai também não tinha  o que me faz pensar que pelo menos por um tempo a capcom pensou em deixa-lo morto).


Bem esse foi o fim da parte um dos jogos do re vou acelerar os post para ver se dar para postar próxima postagem a era HD do resident evil ...

farewell






3 comentários:

  1. cara gostei do texto, muito bom!!

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  2. resident evil é minha série de jogos favorita

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  3. Achei lol n sabia que tinha o modo Mercenaries pro RE 3 ...Só sabia q tinha pro RE:4,5,6,mas fica entre nós os classicos ainda são bons,bentito seja aquele q criou o Resident Evil.A boatos que o RE 7:War Is Over está sendo produzido,a muito tempo quando li em uma revista da Plastation (Matéria especial do RE 5) falava sobre a saga terminar com Leon e Chris acabando com a Umbrella!

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