quarta-feira, 2 de junho de 2010

Review fate stay night



“EU TENHO UM SEGREDO QUE NÃO CONTEI A VOCÊS... EU SO UM MAGO” CINCO ANOS APÓS A MORTE DO SEU PAI ADOTIVO.ESTRANHOS EVENTOSCOMEÇARAM A ACONTECER NA CIDADE.ELE SE ACHOU NO MEIO DE UMA BATALHA ENTRE MAGOS CHAMADOS “MESTRES”.

YO!para todos os leitores do mach blog,hoje farei o review de uma visual novel que eu gosto muito e recomendo Fate stay night,já falei dessa visual novel há algumas semanas atrás elegendo as 5 mais gatas...agui,

Mas hoje como diz o titulo review time!

Bem mais antes explicarei mais uma vez o que é um visual novel, por que como sabem sempre tem gente que pega o ônibus andando, bem visual novels são “livros eletrônicos” onde vc não jogar vc ler, mas vc tem alguma interação com a historia pois geralmente há escolhas a se fazer,fazendo a escolha certa se avança na historia,se escolher errado bem...vc morre...quer dizer em fate tu morre,em outras visual novels varia....mas sempre é inconveniente acredite em mim.

Bem como esse é o segundo review que faço em minha vida paciência... E hoje peguei um jogo dificil de se analisar, digo é um livro e jogo como se analisa um sem se excluir o outro?Bem vou separar a analise em duas partes a primeira vai ser a analise do livro depois analiso o jogo! E siga-me os bons!



O visual novel começa com o prólogo mostrando o que acontece 3 dias antes pela visão de rin tohsaka,com ela explicando o que são e como vivem os magus(magos, mas pelo jogo chamá-los assim vou preferir pela versão original),a partir do prólogo vemos a qualidade primorosa de fate,todos os personagens tem um background convincente e personalidades tridimensionais,presta atenção no prólogo é fundamental pois há eventos que serão utilizados mais tarde para revelações fodas no jogo,serio mesmo há três momentos específicos que são usados mais tarde na historia é brilhante fiquei boquiaberto pela genialidade.

O prólogo é meio longo e pode assustar os desavisados demorei umas 2 horas para ler-lo mais acredite vale a pena cada pagina lida, bem nos é explicado o que esta acontecendo é que de tempos em tempos 7 magus são escolhidos para serem mestres de 7 sete heróis lendários(servos/servants no original) e guerrear pelo santo graal.mas o prólogo é só conversa e explicações?vc me pergunta Não já no meio prólogo somos agraciados com a primeira (de muitas)lutas fodaticas de fate , Lancer vs Archer

Lancer, Archer? Isso não parece ser nome de heróis lendários. Acalme-se jovem padaan irei explicar, são evocados 7 herois de tempos diversos ,decidiram dividi-los em 7 classes que são essas

Knight of sword,Saber./Cavaleiro da espada,Espadachim.

Knight of lancer,Lancer./Cavaleiro da Lança,Lanceiro.

Knight of bow,Archer./ Cavaleiro do arco, Arqueiro.

Mounted sodier,Rider/Soldado montado,Cavaleiro.

Magus,Caster/Mago, “feiticeiro”(na verdade seria Algo como evocador, mas como essa classe utilizar Feitiços preferi feiticeiro).

Sillent Killer, Assassin,/matador silencioso, Assassino.

Mad Warrior,Bezerker/Querreiro louco,Bezerker(sem tradução para o português mas a Idea é essa mesmo querreiro enlouquecido)

Então o herói tem que se encaixar nessa descrição, em outras palavras Saber (que vou escrever sempre em maiúscula para não confundir com “saber” de conhecer) tem que ser um bom espadachim ou famoso por isso, mas isso não quer disser que um herói especifico apenas se encaixe numa classe já que alguns heróis faziam um pouco de tudo.mas mesmo assim porque chamá-los assim em vez do nome?, por serem famosos ora bolas! Suas lendas contam seus feitos assim como suas fraquezas logo se vc sabe quem é! Sabe como derrotá-lo, por isso eles se preferem se chamados pela classe.

Bem eu to dando uma explicação bem rasa para não revelar nada que estrague, pois como eu disse metade da graça desse visual novel é ir descobrindo as identidades dos servos, as suas armas e habilidades...


Depois do prólogo temos uma abertura em animação(veja aqui) que é muito legal, e nos é apresentado o verdadeiro protagonista, Shirou Emiya, sobrevivente de um misterioso incêndio que destruiu parte da cidade há dez anos, quem? O cara da esquerda na imagem acima. Agora vemos o mundo de sua perspectiva, a narração em primeira pessoa ajuda nesse ponto, alem disso essa narrativa nos mantêm na expectativa no que vai acontece depois por que só sabemos o que shirou sabe,algumas vezes porem o narrador muda e ficamos sabemos o que aconteceu, shirou tem que adivinha o que ta acontecendo sim.estes detalhes mostram o quanto a historia é bem roteirizada,

Bem continuando o jogo tem três rotas possíveis, Fate(destino),unlimited blade works(fabrica das infinitas laminas)e heavens feel(sentindo o céu),as rotas mudam completamente a historia é ate meio difícil acreditar que apenas algumas escolhas alterem tanto a historia mas alteram,mesmo a importância dos personagens mudam,em fate temos shirou e Saber ,em unlimited blade works rin e Archer,e em heavens feel é a vez de sakura

Três grandes historias por apenas um livro não é ótimo?

Apesar de temos três rotas, somos obrigados a completar uma antes de ir para outra, em outras palavras vc tem completar fate para poder ir para Unlimited e só depois ir para Heavens feel.Essa foi uma decisão acertada da Type moon na minha opinião pois as três rotas são interconectadas.acredite tudo esta ligado nesse visual novel,na rota Fate descobrimos o que é a guerra do santo qraal,pq Saber e shirou lutam,e muitos outras coisas que nos farão entender melhor Unlimited,em Unlimited descobrimos a verdadeira identidade de Archer e pq ele luta,nos é explicado exatamente o que são os espíritos heróicos e guardiões,e em heavens feel finalmente quem criou o santo graal e por que é necessário lutar por ele alem de muito mais.

Os personagens são muito bem trabalhados, como disse antes seus passados e personalidades foram bem feitas, é bem fácil gostar de Saber e Archer ou mesmo Lancer e seu jeito desbocado de ser. Mesmos os antagonistas são bem trabalhados digo não há ninguém querendo dominar o mundo por que sim, por exemplo, o vilão da rota Fate ele quer entender o que é o "santo graal" mesmo que para isso ele mate milhares no processo. O desenvolvimento dos personagens é fantástico, Saber, por exemplo, que guarda ressentimento de sua vida anterior percebe que não há porque se arrepender e que sua vida não foi em vão.

A única coisa que não gostei muito no jogo foram suas cenas hentai, teve uma desculpa bem plausível, mas mesmo assim me parece não combinar com a historia... Parece-me que foi apenas para vender mesmo, aparentemente um visual novel no Japão tem que ter sexo o que nos mostram que japoneses são mais secos que nós ocidentais imaginávamos, aqui a única imagem que posso colocar no Blog e não ter que aumentar a faixa etária para maiores de 18


Ummm rin...onde eu arrumo uma dessas?

.... cof cof...

Sinceramente esses capítulos de fate não são ruins, mas me parece meio desnecessário, demora mais ou menos 8 horas para chegar ate elas não acho que ninguém vá ler fate pra isso. E eu preferi muito mais as lutas são bem mais legais!



Alias as lutas são o ponto alto do jogo, digo são heróis das lendas lutando entre si!no tempo moderno o que mais vc quer?alias eles possuem suas armas e habilidades que possuem nas suas lendas chamados aqui de noble phantasm.uma vez revelado o nome do golpe ou arma elas liberam seu “golpe especial” que pode ser devastador ou incrivelmente apelão.o nobre fantasma de Bezerker por exemplo é apelão, já o de Saber é desvastador.


E finamente o final, ou melhor, dizendo os finais são fantásticos mesmo os alternativos, combinam com o jogo, os finais são sensacionais parabenizo aos roteristas da type moon.digo um erro aqui e isso poderia estraga a experiência toda do jogo mas eles conseguiram viva.

Finalmente ao jogo por um ufa momento achei que ia ter que deixar para outro post vamos começar pela jogabilidade...não há nenhum segredo tudo que se tem que fazer é escolher entre as alternativas que o jogo de ta como essa abaixo.


é...só isso mas mesmo assim acho que a historia compensa isso,quer disser isto é um visual novel e não um adventure ,vc não tem que desvendar nenhum mistério apenas siga a história e seja feliz,bem vc pode salvar a qualquer momento do jogo,é só clicar no lado direito do mouse para acessa o menu ,se vc morrer vai para o Tiger dojo.


o que Tiger dojo? É o dojo da Taiga que no jogo é a tutora e professora de shirou,neste dojo ela e sua pupila IIlya dão dicas de como sobreviver as escolhas do jogo,mais o mais legal desse dojo é o fato do não da pra levá-lo tão a serio,apesar de dizer o que vc errou,elas também discutem as mortes de uma maneira bem descontraída ,eu considero um escape pois da para zerar o jogo sem precisar ver o dojo,e alguns Tiger dojos são apenas para rir mesmo!

Alias a cada dojo que vc ver ganha-se um carimbo que vai acumulando e quando se completa todos os 40 tiger dojos vc liberar um extra bem legal!

No menu há vários opções tem config que bem são as configurações do jogo,salvar,da Load,AutoRead para avança o texto automaticamente,e os mais legais do menus status e weapons. Falarei do menu status


No menu status vc ver não apenas os status de seu servo mais de todos os servos que vc encontrar,e vai sendo atualizado enquanto se avança no jogo,na primeira parte de status que é Abilities:vc ver as habilidades básicas da classe alem do peso,altura etc.ate força e resistência e outras coisas bem comuns em rpgs,

Em details:nos é apresentado a lenda que o personagem foi tirado,mas só liberado quando descobrimos a identidade do servo alguns demoram mais que outros,rider por exemplo só é revelado na rota heavens fell.

Skills:mostra suas habilidades

E por ultimo seu noble phantasm.

Esses status são reiniciados quando começa o jogo de novo, mais não se preocupe antes de ser reiniciados esses status são salvos no menu extra para olhar quando quiser.

O menu de armas funciona do mesmo jeito quando vc vai vendo as armas elas vão sendo liberadas para sendo armazenadas no menu extra.

Alias extras é o que não faltam

Podemos rever o prólogo, galeria mostrando as imagens usadas no jogo, musica, as aberturas, os finais , status e armas que já falei tudo para colecionar, e cada cena que vc já viu pelo menos uma vez poderá ser pulada, isso facilita muito para ver os finais alternativos.

Os efeitos visuais usados são simples mas ajudam muito ao jogo.

A trilha sonora de fate por sua vez é um show a parte algumas musicas merecem destaque como o tema de Saber e o tema de Shirou,a trilha sonora cai como uma luva pois ela intensificar o momento do jogo,eles conseguiram fazer uma trilha sonora muito agradável e nenhum momento do jogo incomoda mesmo depois de horas “jogando”, a sonoplastia foi muito bem feita os efeitos de metais batendo,portas abrindo,janelas quebrando,e mesmo energia sendo lançada realmente da impressão que tudo isso realmente esta acontecendo,dando ainda mais emoção ao jogo

Bem acho que falei tudo de fate stay night,pelo menos para fazer um review no mínimo decente eu espero,bem nunca analisei um livro(não por vontade própria pelos menos) mas fiz essa exceção por que simplesmente gostei muito da historia,sinceramente eu respeito muito a type moon digo apesar de ser uma empresa de jogos relativamente nova lançou um jogo fodastico,

Nota final: 9,5

Ponto forte: historia e personagens fodatiscos,alem de grandes lutas.

Ponto fraco: cenas hentais desnecessárias e heavens feel é meio cansativo.

Recomendo: para aqueles que não têm medo de ler!

Antes de encerrar quero agradecer ao tradutores da mirror moon pela ótima tradução,ao meu amigo Max por sempre me apoiar nessas maluquices que me da de vez em quanto(um review de um visual novel e dessa grandeza?eu devo ta louco!) E a todos vcs que lêem o blog em especial ao evil monkey e lance que tão sempre por aqui comentado as nossa loucuras SO THANKS YOU ALL FRIENDS!!!

E devidos a “problemas técnicos” (entenda-se reforma) vou ficar fora por uns tempos, duas semanas se deus quiser .então é com tu Max. Mas quando volta falarei de outro jogo que eu gosto Battle Moon Wars


FAREWELL

4 comentários:

  1. Eu gostei do review. Eu não gosto de visual novel mais já assisti o anime e gostei muito.

    ResponderExcluir
  2. Desisti na grande explicação das classes dos futuros dos magos dos servos...bem vc me entendeu.

    ResponderExcluir
  3. valeu pelos comentarios

    pois é lance... o review ficou muito grande fazer o que...hmm tentarei ser mais resumido na proxima.
    é robozinho se gostou do anime tente o jogo a historia é bem melhor explicada,e tem lutas que nao tem no anime,e se nao quiser tente assistir o filme de fate,unlimited blade works é outra historia diferente da do anime.talvez um dia eles façam filme do heavens fell quem sabe

    ResponderExcluir
  4. no fim das contas eh um jogo bem ao estilo daquele
    programa global "você decide" :D no fim das contas
    praticamente só faz mudar escolhas e finais..

    mas é incrivel mesmo cabe bem ação, humor e até
    esses hentaizinhos (que vc - arikado - criticando tanto
    eh de se estranhar até engana que vc não gosta
    haha)

    o Replay tb eh ótimo já que tem tantas opções..

    e o seu recomendo pra quem não tem medo de ler
    >> eh não temer o inglês no caso..

    vixe arikado desse jeito vc podia já ter feito um mês comemorativo de Fate Stay já que pretende falar de battle moon wars..

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk pode crê lance, pra quem não
    conheçe nem adianta tentar ler :P

    ResponderExcluir